Ficha Técnica
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Data de publicação
Fevereiro de 2023
Tempo de Leitura
00:10
Avaliação da Educação Infantil - Resumo
A qualidade da Educação Infantil no Brasil ainda está distante do que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com desigualdades marcantes entre turmas, inclusive dentro de um mesmo município. Embora a BNCC estabeleça 6 direitos de aprendizagem e desenvolvimento (Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se), ainda é um desafio garantir que esses princípios sejam plenamente implementados nas creches e pré-escolas do país.
Essas questões são abordadas na pesquisa “Avaliação da Qualidade da Educação Infantil”, realizada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES), da Universidade de São Paulo, com apoio do Itaú Social e do Movimento Bem Maior. O estudo avaliou mais de 3 mil turmas em 12 municípios de todas as regiões do Brasil e apresenta caminhos para fortalecer a oferta de uma Educação Infantil que promova o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos.