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A potencialidade da literatura como prática pedagógica antirracista

Ficha Técnica

Data de publicação

Agosto de 2022

Tempo de Leitura

00:12

A potencialidade da literatura como prática pedagógica antirracista

A discriminação racial é uma realidade na vida da população negra desde o nascimento. Nos últimos anos, cresceram os estudos sobre práticas pedagógicas que possam mitigar o racismo estrutural embrenhado no sistema educacional brasileiro. Um desses caminhos é a literatura.
O material abaixo, elaborado pelo professor Vinícius Oliveira Pereira, doutorando da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), traz um estudo de caso sobre um projeto de sucesso:uma série de atividades conduzidas a partir da leitura do livro “Felicidade não tem cor”, de Julio Emilio Braz.
Foram realizadasrodas de conversa eoficinas de bonecas abayomis, típicas da África, além de um bate-papo entre o autor do livro e as crianças.
A análise do impacto dessas atividades é feita com base em conceitos elaborados por importantes educadores e pensadores, como Paulo Freire, Djamila Ribeiro e Chimamanda Ngozi Adichie.