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Políticas educacionais em ação: prioridades na educação infantil

Políticas educacionais em ação: prioridades na educação infantil

Em uma sociedade desigual, os investimentos em programas voltados à primeira infância, segundo as teorias econômicas, são os que proporcionam maior taxa de retorno. No Brasil, uma das principais estratégias adotadas foi a universalização do acesso às creches e pré-escolas, lugares onde é possível oferecer os cuidados e estímulos necessários ao desenvolvimento infantil.
Ocorre que as evidências até agora mostram que as crianças brasileiras se beneficiam da educação infantil em níveis diferentes e é esperado que a pandemia intensifique desigualdades pré-existentes. As discrepâncias exigem um olhar atento e métodos de avaliação além do simples número de vagas disponibilizadas.
O material abaixo, elaborado pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (Ceipe), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), elenca as prioridades para melhorar a educação infantil no Brasil nos próximos anos.

*Conteúdo publicado originalmente no site do Ceipe