fmc_mobile

What are you looking for?

Library
Neurociência e Educação na Primeira Infância: progressos e obstáculos

Neurociência e Educação na Primeira Infância: progressos e obstáculos

A neurociência estuda como nosso cérebro funciona, aprende e se comunica com o mundo. Depois de décadas de estudos, é sabido que os seis primeiros anos de vida são decisivos para desenvolver linguagem, comportamento e aprendizagem.

Isso porque nesse período o cérebro vive um período único de neuroplasticidade: novas conexões e neurônios são formados como nunca, circuitos neuronais se expandem e ocorre a estruturação dos mecanismos biológicos que darão suporte às funções sociais, cognitivas e emocionais da criança.

A publicação “Neurociências e Educação na Primeira infância: progressos e obstáculos” – resultado da IX Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz de 2016, promovida pelo Senado Federal – é um compêndio que abrange assuntos que influenciam na mente da criança desde o pré-natal, como a ansiedade e o estresse na gravidez, atenção à saúde, sono e nutrição, entre outros.